Agrimônia (Agrimonia eupatoria)

Agrimônia (Agrimonia eupatoria)

Agrimônia, também chamada de Grimônia, Eupatória, Erva-hepática é nativa da Europa, mas ocorre em várias regiões do mundo. É uma planta bonita com espigas de flores amarelas pequenas. Pertence à família Rosaceae (Rosa).

Identificação:

A Agrimonia eupatoria é uma planta perene de cor verde escura tem um caule áspero. Ele é coberto por pelos macios que ajudam na dispersão de suas sementes. Ela cresce até uma altura de 60 cm.

As folhas são serrilhadas e pinadas. Elas são grandes (17,5 cm) na base e ficam menores no topo do caule. Suas raízes são rizomas lenhosos profundos.

As flores de caule curto têm um doce aroma semelhante ao damasco. Elas florescem de junho a setembro em longas espigas terminais. Cada flor é em forma de copo com fileiras de cerdas em forma de gancho na borda superior. As flores têm cinco sépalas e cinco pétalas amarelas e arredondadas, cada uma com 5 a 20 estames. O fruto possui cerdas em forma de gancho que se prendem aos animais, assim dispersando as sementes.

Planta Agrimonia eupatoria

Uso Medicinal:

Tanto as folhas quanto as sementes são utilizadas em preparações medicinais. Possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Para Induzir o Sono:

Ao deitar-se na cama, coloque algumas folhas desta planta sob a cabeça para induzir o sono.

Anti-inflamatório, Cuidados com Feridas e Pele:

A agrimônia é eficaz para cuidados com feridas. Ela interrompe o sangramento excessivo promovendo a formação de coágulos. Contém taninos e é adstringente. Também possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. O chá de agrimônia pode ser usado como lavagem para feridas e todos os tipos de doenças de pele, ou as folhas frescas podem ser esmagadas e aplicadas diretamente em uma ferida como cataplasma.

Problemas Digestivos e Diarreia:

O chá de agrimônia é utilizado para problemas digestivos. O chá atua como tônico para o sistema digestivo e ajuda a tratar problemas subjacentes.

Enxaquecas:

Uma cataplasma herbal feita com folhas frescas de agrimônia e aplicada na cabeça é um bom tratamento tópico para enxaquecas. Use-a à noite, pois também pode induzir um sono profundo.

Conjuntivite e Infecções Oculares:

Para uso como lavagem ocular, misture partes iguais de Chá de Agrimônia com água fervida e resfriada.

Colheita:

Colha a agrimônia no final da primavera a início do verão, quando a erva estiver em plena floração. Colha as folhas, flores e caules. Use as ervas frescas ou seque-as para uso posterior.

Alertas:

Algumas pessoas desenvolvem uma erupção alérgica com a exposição ao sol ao usar agrimônia. Não use se estiver fazendo terapia anticoagulante ou tomando medicamentos para

pressão arterial. Evite usar agrimônia se estiver grávida ou amamentando.

Outras Plantas Medicinais Poderosas

Talvez você ainda não saiba, mas no Brasil temos uma quantidade enorme de plantas com propriedades medicinais que podem te ajudar a ter muito mais saúde com menos efeitos adversos. E, em muitos casos, os efeitos são muito superiores que os medicamentos alopáticos.

E o mais incrível, é que a maioria nasce espontaneamente nas ruas, calçadas e terrenos baldios. Ainda, podem ser compradas desidratadas em lojas de produtos naturais por um preço muito menor que os remédios químicos.

Infelizmente, muito do conhecimento antigo sobre as plantas tem sido esquecido.

Eu tenho me dedicado a resgatar esse conhecimento quase esquecido mediante conversas e entrevistas com os “antigos”. Mais que isso, reviso os artigos científicos que comprovam a eficácia e a segurança no uso de cada planta.

E, recentemente, escrevi um livro com mais de 97 ervas medicinais, que juntas somam quase 600 remédios 100% naturais.

Para conhecer “A Bíblia Perdida dos Remédios Naturais, clique aqui.

Abraços

Prof. Dr. Jaime Figueiredo