Tanchagem (Plantago major)

Tanchagem (Plantago major)

A Tanchagem, de nome científico Plantago major, também é chamada popularmente pelos nomes de “tanchagem-maior”, “tanchagem-média”, “tansagem”, “tranchagem”, “transagem”, “tanchás”, “Tansagem” e muitos outros. É uma pequena planta perene, considerada uma erva daninha, porém com inúmeras e poderosas propriedades medicinais. Ela cresce selvagem em jardins, gramados, quintais e ao longo de caminhos. Logo, pode ser colhida gratuitamente perto da sua casa.

Identificação

Plantago major pertence a família botânica Plantaginaceae. As folhas distintas têm uma textura ondulada. Elas são ovais ou quase redondas e possuem um pecíolo robusto. As folhas crescem em uma roseta na base da planta. Cada folha mede de 5 cm a 20 cm de comprimento. Ela tem uma margem ondulada ou lisa e cinco a nove veias paralelas. Quando você quebra a folha ao meio e puxa, essas veias podem ser facilmente vistas. As flores são esverdeadas-brancas, têm estames roxos e crescem em caules densamente agrupados a uma altura de 15 cm a 45 cm. As flores são pequenas e em grande parte obscurecidas pelas sépalas e brácteas esverdeadas-marrom. Os caules florais se elevam bem acima da folhagem. As plantas produzem muitas sementes minúsculas de sabor amargo.

O Plantago lanceolata, conhecido como Plantago de Folha Estreita (ou tanchagem de folha estreita), pode ser usado de maneira semelhante ao Plantago maior.

Plantago major (Tanchagem, transagem, tansagem)

Uso Medicinal

O Plantago major possui muitas qualidades medicinais. Ela é anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, demulcente, diurética, expectorante, hepatoprotetora, imunomoduladora e um pouco antibiótico.

Cicatrização de Feridas, Picadas de Insetos e Erupções Cutâneas

Um cataplasma feito a partir de folhas trituradas é uma boa escolha para promover a cicatrização de feridas leves, úlceras e picadas ou mordidas de insetos. Ele ajudará a evitar infecções, parar o sangramento e reduzir a inflamação, aliviando a picada ou coceira. Um cataplasma simples pode ser feito quando você é picado.

Possui um excelente efeito de sucção e pode remover veneno ou um ferrão. Se uma ferida estiver infectada, eu combino o Tanchagem com uma erva que tenha mais ação antibiótica, como a Mil-folhas. Para fazer um cataplasma, esmague, mastigue ou triture as folhas frescas de e aplique-as diretamente na pele afetada. Cubra as folhas com uma gaze para mantê-las no lugar. Troque o cataplasma conforme necessário (veja também o Levístico).

Picada de Cobra

Para picadas de cobra, use o Tanchagem tanto internamente quanto externamente. Aplique um cataplasma de folhas frescas diretamente na picada para extrair o veneno e tome 2 colheres de sopa de suco das folhas frescas recém-extraído ou 1 colher de chá de tintura de Plantago major. A tintura também pode ser usada como cataplasma se folhas frescas não estiverem prontamente disponíveis.

Para picadas de cobra, muito depende do tipo de cobra e da administração rápida de remédios. Apesar da eficiência da Tanchagem, no Brasil e em outros países com alta biodiversidade é muito importante buscar ajuda médica rapidamente, pois temos uma alta ocorrência de acidentes ofídicos nas regiões rurais.

Cistite, Diarreia, Infecções do Trato Respiratório, Úlceras e Colite

O suco das folhas de Tanchagem é benéfico para acalmar a inflamação das membranas mucosas, incluindo as membranas do trato respiratório, do trato digestivo e do trato urinário.

Doenças Autoimunes e Intestino Permeável

Para condições autoimunes e outras doenças crônicas, experimente beber chá duas vezes ao dia ou tome-o na forma de tintura. Os benefícios se acumulam ao longo do tempo. Assim como o Tanchagem funciona na pele, ele também proporciona cura dentro do seu intestino.

Para Intestino Permeável, coma folhas frescas e beba-as espremidas ou na forma de chá diariamente. A tintura também é eficaz, mas a suplementação com as folhas frescas ou chá ajudam a alcançar a mucosa intestinal, onde os princípios ativos podem atuar diretamente.

Dor de Dente

A aplicação direta de em caso de dor de dente ou muito eficaz para aliviar inchaço, infecção e dor. Gosto de combiná-lo com a aplicação de óleo de cravo. Ambos podem ser embebidos em algodão e aplicados na área dolorida. Folhas secas podem ser usadas se as frescas não estiverem disponíveis.

Dores de Garganta e Inchaço das Gengivas

Adicione uma colher de sopa de suco de Tanchagem prensado a frio a meio copo de água e use como gargarejo ao primeiro sinal de dor de garganta. Também reduz a inflamação nos tecidos gengivais.

Constipação, Vermes Intestinais e Doença Inflamatória Intestinal

As sementes de Tanchagem são excelentes para aliviar a constipação e os vermes intestinais devido às fibras e mucilagem liberadas na infusão. Para aliviar a constipação, experimente beber 1 xícara do chá das sementes (veja a receita abaixo) na hora de dormir. Certifique-se de consumir o líquido e as sementes para obter o efeito laxante completo.

Receitas com Tanchagem

Chá das Sementes:

Pegue 1 colher de chá de sementes de Tanchagem e 1 xícara de água fervente. Despeje a água fervente sobre as sementes e deixe em infusão enquanto esfria.

Chá das folhas das folhas:

Coloque 1 colher de chá de folhas de Tanchagem secas ou 1 colher de sopa de folhas de Tanchagem frescas em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos.

Pomada de Tanchagem:

Você também pode fazer uma pomada para aplicação externa nas lesões. Para saber tudo sobre a Pomadas Artesanais de plantas medicinais, leia o artigo Como fazer Pomadas Caseiras e Balms Artesanais.

Outras Plantas Medicinais Poderosas

Talvez você ainda não saiba, mas no Brasil temos uma quantidade enorme de plantas com propriedades medicinais que podem te ajudar a ter muito mais saúde com menos efeitos adversos. E, em muitos casos, os efeitos são muito superiores que os medicamentos alopáticos.

E o mais incrível, é que a maioria nasce espontaneamente nas ruas, calçadas e terrenos baldios. Ainda, podem ser compradas desidratadas em lojas de produtos naturais por um preço muito menor que os remédios químicos.

Infelizmente, muito do conhecimento antigo sobre as plantas tem sido esquecido.

Eu tenho me dedicado a resgatar esse conhecimento quase esquecido mediante conversas e entrevistas com os “antigos”. Mais que isso, reviso os artigos científicos que comprovam a eficácia e a segurança no uso de cada planta.

E, recentemente, escrevi um livro com mais de 97 ervas medicinais, que juntas somam quase 600 remédios 100% naturais.

Para conhecer “A Bíblia Perdida dos Remédios Naturais, clique aqui.

Abraços

Prof. Dr. Jaime Figueiredo