Confrei (Symphytum officinaleConfrei)
Confrei (Symphytum officinale) é membro da família da Boraginaceae. A erva é facilmente cultivada em seu jardim doméstico e cresce como erva daninha em muitas áreas. Também é conhecida como Consolda, Consolida, Confrei-russo, Capim-roxo-da-russia, Língua-de-vaca, Erva-encanadeira-de-osso, dentre outros nomes populares.
Identificação
O Confrei é uma erva perene vigorosa com folhas longas em forma de lança, cada uma medindo de 30 a 45 centímetros de comprimento. As folhas peludas crescem a partir de uma coroa central nas extremidades de hastes curtas. A planta atinge de 0,6 a 1,5 metros de altura e se espalha por mais de 90 centímetros de diâmetro. Pode ser propagada a partir de estacas, mas não é invasiva depois de plantada. As flores do Confrei começam com uma cor de azul a roxo e desbotam para rosa à medida que envelhecem. As raízes grossas e tuberosas têm uma fina pele negra.
Usos Medicinais do Confrei
Esta erva é um remédio valioso que acelera a cicatrização da pele e feridas. Uma compressa das raízes ou folhas pode ser aplicada diretamente na pele ou transformada em uma pomada. Ela inibe o crescimento de bactérias, ajudando a prevenir infecções, e minimiza cicatrizes. É mucilaginosa e contém o composto alantoína, que estimula o crescimento e reparo das células.
Também é um excelente anti-inflamatório e alivia a dor, inflamação e inchaço em articulações e músculos. O chá de Confrei é mais bem usado para aliviar problemas estomacais, sangramento menstrual intenso, urina sanguinolenta, problemas respiratórios, câncer e dor no peito. Tenha cuidado com o uso interno (veja a seção de Avisos). Também pode ser usado para fazer gargarejo para tratar doenças gengivais ou dor de garganta.
Entorses, Contusões e Fraturas:
A pomada ou compressas de Confrei são um dos melhores remédios para entorses, distensões, músculos e articulações contundidos, e ossos fraturados. A erva acelera a cicatrização, aumenta a mobilidade e alivia a dor e o inchaço. Aplique a pomada ou um cataplasma feita com raiz até quatro vezes por dia.
Dor nas Costas:
Use pomada de raiz de Symphytum officinale para tratar a dor nas costas. Aplicada três vezes ao dia, alivia dores ósseas e nas articulações.
Osteoartrite:
Da mesma forma, a pomada é benéfica para dores nos joelhos e articulações devido à osteoartrite.
Tosse, Congestão e Asma:
O chá de Confrei trata tosse, congestão e asma. A erva reduz a inflamação e acalma a irritação.
Pequenas Lesões na Pele, Queimaduras, Erupções Cutâneas, Eczema, Psoríase e Feridas:
Um dos melhores usos para o Confrei é na cicatrização de pequenas lesões na pele. Erupções cutâneas, eczema, queimaduras e feridas na pele cicatrizam rapidamente quando a erva é usada. Prefiro usar a raiz para esse fim, mas as folhas também podem ser usadas.
Aplique a pomada três vezes ao dia ou use folhas amassadas ou raiz esmagada para fazer uma cataplasma na pele danificada. Também uso o chá de como lavagem para a área, especialmente para erupções cutâneas, acne, eczema e psoríase. Não use em feridas profundas ou perfurações, pois ela as cura os tecidos superficiais muito rapidamente, impedindo o pus de sair (veja também o Levístico para problemas na pele).
Distúrbios do Estômago, Úlceras no Estômago e Pulmões:
O Confrei é usado para tratar úlceras internas e o sangramento que elas causam. O Confrei interrompe o sangramento e ajuda na cicatrização do tecido ferido. Você pode beber o chá ou usar a decocção.
Colheita
As folhas de Confrei são mais bem colhidas na primavera ou início do verão, antes que a planta floresça. Elas podem ser colhidas em várias etapas e secas para uso posterior. As raízes podem ser escavadas a qualquer momento, conforme necessário. Deixe parte das raízes para encorajar o crescimento contínuo e uma safra adicional no ano seguinte.
Alertas
Toxinas prejudiciais no Confrei são acreditadas por causar danos ao fígado, pulmões ou câncer quando usadas em doses altamente concentradas. Por esse motivo, muitos curandeiros não recomendam o uso interno de Confrei. No entanto, pequenas doses têm sido usadas com segurança em remédios à base de plantas por centenas de anos sem efeitos adversos relatados. Use internamente com cautela ou sob supervisão de um médico.
Além disso, o Confrei não deve ser usado por mulheres grávidas ou lactantes. O uso oral e a aplicação na pele podem ser perigosos e causar defeitos congênitos. Não use Confrei se tiver doença hepática ou qualquer problema hepático. O confrei cicatriza feridas muito rapidamente. Portanto, é recomendável que fraturas e ossos quebrados sejam tratados corretamente antes de usá-lo. Isso também se aplica a feridas de punção, pois sua cicatrização rápida pode selar a infecção bacteriana.
Receita – Pomada de Confrei
Você precisará de: raiz e/ou folhas de Confrei para encher um pote de 500 ml, 1 xícara de azeite de oliva orgânico e 1/4 de xícara de cera de abelha. Permita que as folhas e raízes de sequem, removendo o excesso de umidade. Isso pode ser feito em um forno de baixa temperatura, desidratador ou deixando-as em um local quente por alguns dias.
Coloque as folhas secas e pedaços de raiz picados em um pote de 500 ml. Adicione 1 xícara de azeite de oliva e coloque o pote aberto no forno. Deixe o óleo aquecer e infundir por 90 minutos. Retire o pote do forno e cubra com um pano para esfriar. Quando estiver frio, coloque a tampa no pote e permita que ele repouse por 2 a 3 semanas em um local fresco e escuro. Coe o óleo, removendo as folhas e raízes.
Combine o óleo e a cera de abelha em uma panela e aqueça suavemente até que a cera de abelha derreta (proporção aproximada de 4 partes de óleo para uma parte cera de abelha). Teste a consistência do óleo mergulhando uma pequena quantidade em papel alumínio e coloque no freezer por cinco minutos. Se o óleo estiver espesso o suficiente, despeje a mistura em um pote ou recipiente de boca larga. Se não estiver, adicione um pouco mais de cera de abelha e teste novamente. Continue até atingir a consistência desejada. Se a mistura ficar muito espessa, você pode aquecê-la novamente e misturar um pouco mais de óleo. Observação: use uma panela esmaltada, vidro ou aço inoxidável (não de alumínio para aquecer o óleo e a cera). Ou, então, use um vidro em banho-maria.
Outras Plantas Medicinais Poderosas
Talvez você ainda não saiba, mas no Brasil temos uma quantidade enorme de plantas com propriedades medicinais que podem te ajudar a ter muito mais saúde com menos efeitos adversos. E, em muitos casos, os efeitos são muito superiores que os medicamentos alopáticos.
E o mais incrível, é que a maioria nasce espontaneamente nas ruas, calçadas e terrenos baldios. Ainda, podem ser compradas desidratadas em lojas de produtos naturais por um preço muito menor que os remédios químicos.
Infelizmente, muito do conhecimento antigo sobre as plantas tem sido esquecido.
Eu tenho me dedicado a resgatar esse conhecimento quase esquecido mediante conversas e entrevistas com os “antigos”. Mais que isso, reviso os artigos científicos que comprovam a eficácia e a segurança no uso de cada planta.
E, recentemente, escrevi um livro com mais de 97 ervas medicinais, que juntas somam quase 600 remédios 100% naturais.
Para conhecer “A Bíblia Perdida dos Remédios Naturais“, clique aqui.
Abraços
Prof. Dr. Jaime Figueiredo
Sobre o Autor