Melissa (Melissa officinalis)

Melissa (Melissa officinalis)

A Melissa (Melissa officinalis), também conhecida como Erva-cidreira, Cidreira, Erva-cidreira-verdadeira Ch-a-da-frança e Limonete, é uma planta perene pertencente à família Lamiaceae com valiosas propriedades medicinais. Adoro o aroma cítrico que é liberado quando passo por um grupo de Melissa.

Identificação:

A Melissa officinalis é uma planta da mesma família da hortelã com folhas verdes brilhantes e um aroma cítrico. Ela pode crescer até 90 cm de altura e é fácil de cultivar no jardim. Sua aparência é semelhante à da hortelã ou da erva-gateira, mas o aroma de limão é intenso quando as folhas são perturbadas ou esmagadas. As folhas são pequenas, em forma de coração, com bordas onduladas e uma superfície ligeiramente enrugada. As pequenas flores geralmente variam de brancas a amarelas, mas podem ser rosas ou roxas.

Ilustração botânica da planta Melissa officinalis (Melissa)
Ilustração elaborada por Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé Flora.

Usos Medicinais da Melissa officinalis:

As folhas são frequentemente usadas como chá, extrato, tintura, óleo ou pomada com fins medicinais.

Alivia Ansiedade e Insônia: A Melissa age na redução da ansiedade e ajuda as pessoas a dormirem melhor (veja também a Artemísia). Ela acalma o corpo, melhora o humor e o desempenho intelectual em crianças e adultos sem efeitos negativos. Para reduzir os efeitos de distúrbios do sono, especialmente durante a menopausa, experimente uma combinação de Melissa e Valeriana. A Melissa ajuda a interromper o fluxo constante de pensamentos ansiosos. Também auxilia no TDAH e na depressão leve.

Mente Calma e Pensamento Claro: A Melissa officinalis parece acalmar a mente e permite que as pessoas pensem com mais clareza. Ela aumenta o estado de alerta mental e promove uma atitude positiva.

Efeitos Antivirais: Herpes, Aftas e Herpes Zóster: É conhecida como um agente antiviral e é eficaz contra o herpes e aftas quando aplicada diretamente na pele. Ela age contra o vírus herpes simplex e, quando usada regularmente, as pessoas relatam menos surtos e cicatrização rápida de lesões existentes. Também proporciona alívio de sintomas como coceira e queimação. Experimente óleo essencial de melissa ou pomada de melissa em casos de herpes e aftas. Aplique várias vezes ao dia ou conforme necessário. Para o herpes zóster, tome uma tintura, além de aplicar topicamente na área afetada.

Sintomas da TPM: Reduz os sintomas da TPM, incluindo cólicas, ansiedade e dores de cabeça. É um agente antiespasmódico.

Protege o Coração: Quando usada regularmente, reduz os triglicerídeos e melhora a síntese do colesterol. Ela controla as palpitações cardíacas e diminui a pressão arterial, ao mesmo tempo que protege o coração. Ela controla os impulsos elétricos que causam palpitações cardíacas, taquicardia e arritmias.

Flores de Melissa officinalis
Foto de Kenraiz – Krzysztof Ziarnek – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10830969

Protege o Fígado: A Melissa officinalis protege o fígado de alguns dos efeitos negativos dos abusos alimentares. Ela apoia a produção de antioxidantes pelo fígado e ajuda na desintoxicação do órgão.

Antibacteriano e Antifúngico: O óleo de Melissa tem alto nível de atividade antibacteriana e antifúngica. É particularmente eficaz contra infecções por leveduras do tipo Cândida. Use óleo de melissa, tintura ou extrato de melissa duas vezes ao dia.

Diabetes: O óleo, tintura e extrato são eficazes na prevenção e tratamento do diabetes. Eles ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e protegem o corpo contra o estresse oxidativo causado pelo diabetes.

Anti-Inflamatório e Antioxidante: O óleo atua como anti-inflamatório e antioxidante. Ele reduz a inflamação no corpo, protegendo contra doenças e reduzindo a dor.

Combate ao Câncer: A erva demonstrou ser capaz de eliminar algumas linhas de células cancerígenas, incluindo câncer de mama, câncer colorretal e cânceres cerebrais agressivos. A melissa auxilia o corpo na luta contra as células cancerígenas.

Regula a Tireoide: É benéfica para pessoas com hipertireoidismo, ou tireoide hiperativa. Pessoas com doença de graves ou outros problemas de tireoide hiperativa relatam que o óleo, a tintura ou o extrato de melissa ajudam a regular os problemas ligados ao mal funcionamento da tireoide.

Auxilia na Digestão: O extrato de Melissa tem um efeito protetor no sistema gastrointestinal e previne úlceras gástricas. Ele auxilia na digestão e é útil no tratamento de constipação e cólicas.

Doença de Alzheimer e Demência: Acredita-se que o extrato de Melissa reduza os danos causados pelas proteínas formadoras de placas na doença de Alzheimer. A administração regular do extrato aumenta a função cognitiva ao longo do tempo e reduz a agitação em pacientes com Alzheimer. A terapia com Melissa não é uma cura, mas observa-se que ela desacelera a progressão e ajuda a promover melhorias leves. Como antioxidante, pode ajudar a proteger o cérebro contra a neuro degeneração e danos oxidativos. Também melhora a memória e a resolução de problemas em pessoas de todas as idades e níveis de saúde.

Cicatrização da Pele e Redução dos Sinais de Envelhecimento: Pessoas que usam na pele relatam que ela reduz rugas e linhas finas, dando à pele uma aparência mais jovem. É particularmente benéfica para apoiar a pele contra pequenas imperfeições e infecções.

Colheita:

Se não for podada pode dominar o jardim. Várias podas mantêm a planta sob controle. Corte os caules ou retire folhas individuais para secar em telas, em um desidratador ou amarre-as em feixes para secar. Gosto de colher antes de a planta florescer.

Alertas:

A Melissa é considerada segura para a maioria das pessoas, mas não deve ser usada por pessoas que estão tomando medicação tireoidiana ou têm tireoide hipoativa (hipotireoidismo). Consulte um profissional médico antes de usar Melissa regularmente, principalmente se estiver grávida, tomando outros medicamentos ou pretendendo fazer uma cirurgia. Possíveis efeitos colaterais incluem dor de cabeça, náusea, inchaço, gases, indigestão, tontura e reações alérgicas.

Receitas. Chá de Melissa:

Você vai precisar de: 1 colher de sopa de folhas frescas ou 1 colher de chá de folhas secas e 1 xícara de água fervente. Rasgue as folhas em pedaços pequenos e Despeje água fervente sobre as folhas, tampe para reduzir a perda dos olhos essenciais e aguarde até ficar morna ou fria para tomar. Guarde na geladeira por até 24 horas.

Outras Plantas Medicinais Poderosas

Talvez você ainda não saiba, mas no Brasil temos uma quantidade enorme de plantas com propriedades medicinais que podem te ajudar a ter muito mais saúde com menos efeitos adversos. E, em muitos casos, os efeitos são muito superiores que os medicamentos alopáticos.

E o mais incrível, é que a maioria nasce espontaneamente nas ruas, calçadas e terrenos baldios. Ainda, podem ser compradas desidratadas em lojas de produtos naturais por um preço muito menor que os remédios químicos.

Infelizmente, muito do conhecimento antigo sobre as plantas tem sido esquecido.

Eu tenho me dedicado a resgatar esse conhecimento quase esquecido mediante conversas e entrevistas com os “antigos”. Mais que isso, reviso os artigos científicos que comprovam a eficácia e a segurança no uso de cada planta.

E, recentemente, escrevi um livro com mais de 97 ervas medicinais, que juntas somam quase 600 remédios 100% naturais.

Para conhecer “A Bíblia Perdida dos Remédios Naturais, clique aqui.

Abraços

Prof. Dr. Jaime Figueiredo