Artemísia (Artemisia vulgaris)
A Artemisia vulgaris é também conhecida como Artemísia-verdadeira e Absinto. Ela pertence a família Asteraceae, assim como sua “irmã”, a Artemísia absinthium, chamada de Artemísia.
Identificação:
A Artemisia vulgaris cresce de 90 cm a 1,8 m de altura, com um caule ereto e vertical que tem uma coloração roxa ou marrom-avermelhada escura que se torna lenhoso com a idade. Frequentemente encontrada em áreas perturbadas, ao longo de estradas e nas bordas de florestas e prados ensolarados. As folhas da Artemísia Comum são profundamente lobadas, alternadas e crescem cerca de 10 cm de comprimento. As maiores folhas estão na base da planta, e as folhas se tornam menores e mais estreitas em direção ao topo do caule. A parte superior da folha é verde e geralmente (mas nem sempre) sem pelos, enquanto a parte inferior é branca ou prateada com pelos finos (ao contrário do absinto, que tem folhas prateadas na parte superior e inferior). Os lobos profundamente cortados são estreitos e têm bordas lisas.
As folhas têm um aroma leve. Suas flores são muito pequenas, de cor avermelhada ou amarelo-disco, que florescem no final do verão/início do outono. As hastes de flores crescem cerca de 90 cm de altura e têm pelos apenas nos caules superiores. Eles se propagam principalmente através de rizomas.
Usos Medicinais da Artemísia:
Eu uso a Artemísia como chá, tintura ou, para uso externo, um óleo. Você pode embrulhar e queimar as folhas como um bastão de defumação. A fumaça é calmante e purificadora e dizem que promove bons sonhos e limpa uma área de energia negativa. Eu uso as flores para infusões em óleo e as folhas e raízes para tinturas e chás.
Menstruação: Porque ajuda a equilibrar os hormônios e é um antiespasmódico, o chá de folhas de Artemísia é útil para tratar problemas menstruais. No entanto, é ligeiramente tóxico e não deve ser usado durante a gravidez. Doses moderadas são benéficas para equilibrar o sistema reprodutivo. Um chá feito das folhas e flores funciona bem para o tratamento de cólicas, sangramento excessivo e para induzir a menstruação.
Problemas Digestivos: O chá ou tintura das folhas é muito benéfico para o sistema digestivo e é curativo e restaurador para o intestino. Trata prisão de ventre, diarreia, gases, inchaço e vermes intestinais. É um laxante natural e suave que trata os problemas subjacentes ao restaurar o equilíbrio.
Saúde do Fígado: A Artemísia aumenta a secreção de bile no fígado e ajuda a desintoxicar o fígado e o corpo.
Saúde Cardíaca: Promove uma circulação saudável no sistema sanguíneo. Ajuda a aumentar a oxigenação do sangue e o fluxo pelo corpo. Melhora a produção de células sanguíneas, reduz a chance de coágulos sanguíneos e diminui a pressão arterial.
Problemas Respiratórios e Asma: A Artemísia ajuda a relaxar os tubos brônquicos e a abrir as vias aéreas. Pode ser transformada em chá de folhas ou o vapor pode ser inalado para ajudar na inflamação brônquica.
Epilepsia e Convulsões: Os efeitos sedativos da Artemísia ajudam a aliviar a epilepsia e as convulsões. Possui propriedades antiespasmódicas que podem controlar crises em algumas pessoas epilépticas. Ajuda a diminuir a gravidade das convulsões e aumenta o tempo entre os ataques. O chá ou tintura das folhas parece funcionar melhor.
Queimaduras, Coceira, Erupções Cutâneas, Infecções Fúngicas: A Artemísia é calmante para a pele e ajuda a aliviar a dor e a coceira causadas po erupções cutâneas, queimaduras e outras irritações cutâneas. Reduz cicatrizes e ajuda a pele a cicatrizar mais rápido. Moa as folhas e caules frescos em uma pasta fina usando um pilão e um almofariz. Aplique a pasta diretamente na pele afetada ou na ferida. Você também pode usar um chá de folhas ou um óleo de flores infundido como antifúngico tópico e para alívio da coceira.
Insônia, Fadiga e Bons Sonhos: A Artemísia regula o sono, tratando as causas da fadiga e da insônia. Os efeitos sedativos ajudam o corpo a relaxar, mas ainda permitem que o usuário permaneça alerta quando necessário. Para melhorar o sono, experimente tomar a Artemísia como tintura ou chá, ou adicione-a a um longo banho antes de dormir. Diz a cultura popular que pendurar a Artemísia perto da cama é dito promover bons sonhos vívidos.
Propriedades Antibacterianas: A tintura de folhas de Artemísia inibe o crescimento de numerosas bactérias, incluindo Staphylococcus aureus, Streptococcus, Bacillus spp, E. coli, Pseudomonas spp e outros.
Colheita:
Colha folhas, caules e flores quando estiverem em flor (final do verão) e seque-os para uso posterior. Cave as raízes no outono.
Aviso:
A planta pode ser tóxica quando usada em grandes doses. Não use se estiver grávida ou amamentando. Às vezes, é observada dermatite de pele. Não use a planta se for alérgico ou se desenvolver uma erupção cutânea.
Outras Plantas Medicinais Poderosas
Talvez você ainda não saiba, mas no Brasil temos uma quantidade enorme de plantas com propriedades medicinais que podem te ajudar a ter muito mais saúde com menos efeitos adversos. E, em muitos casos, os efeitos são muito superiores que os medicamentos alopáticos.
E o mais incrível, é que a maioria nasce espontaneamente nas ruas, calçadas e terrenos baldios. Ainda, podem ser compradas desidratadas em lojas de produtos naturais por um preço muito menor que os remédios químicos.
Infelizmente, muito do conhecimento antigo sobre as plantas tem sido esquecido.
Eu tenho me dedicado a resgatar esse conhecimento quase esquecido mediante conversas e entrevistas com os “antigos”. Mais que isso, reviso os artigos científicos que comprovam a eficácia e a segurança no uso de cada planta.
E, recentemente, escrevi um livro com mais de 97 ervas medicinais, que juntas somam quase 600 remédios 100% naturais.
Para conhecer “A Bíblia Perdida dos Remédios Naturais“, clique aqui.
Abraços
Prof. Dr. Jaime Figueiredo
Sobre o Autor