Levístico (Levisticum officinale)

Levístico (Levisticum officinale)

O Levisticum officinale é nativo do sul da Europa, é fácil de cultivar no jardim. Também pode ser conhecido por Aipo-de-monte, Lovage, Erva-maggi, Folhas-de-ligústica. Ele tem um sabor semelhante ao do aipo e pertence à família Apiaceae.

Identificação

O Levístico cresce até uma altura de 1,8 metros. A planta é ereta, com caules e folhas sem pelos e com cheiro de aipo. Os caules são espessos e semelhantes aos do aipo, com folhas pinadas lobadas. Flores amarelas a amarelo-esverdeadas, com cerca de 2,5 cm de diâmetro, florescem no final da primavera. As flores crescem em umbelas com 10 a 15 cm de diâmetro. Os frutos amadurecem no outono, formando uma semente de duas partes. Pertence a família botânica Apiaceae.

Planta de Levístico (Levisticum officinalle)

Usos Medicinais do Levístico

As raízes e folhas do Levisticum officinale são eficazmente usadas em chás, decocções, infusões e tinturas. As folhas e raízes podem ser adicionadas à água do banho e a banhos de pés. Todas as partes da planta têm atividade medicinal.

Alivia o Trato Digestivo: As sementes de Levisticum officinale são eficazes no tratamento de problemas digestivos e alívio de gases intestinais. Basta mastigar as sementes para um remédio rápido para distúrbios digestivos, inchaço e gases.

Condições de Pele e Inflamações, Dermatite, Acne, Psoríase, Erupções Cutâneas: Prefiro preparações de raiz de Levisticum officinale para inflamações na pele. Os pedaços de raiz podem ser adicionados à água do banho ou fervidos em água para fazer uma decocção para aplicação nas áreas afetadas. O extrato de óleo de folhas de Levístico também é eficaz para aplicações em infecções, feridas e tratamento de pele inflamada.

Reduz a Inflamação e Irritação no Corpo: O Levístico é calmante em todo o corpo. Reduz a irritação e a inflamação que causam problemas como colite, doença inflamatória do intestino e outras doenças causadas pela inflamação.

Articulações Doloridas: Articulações doloridas de qualquer causa, especialmente gota e artrite, respondem ao tratamento com a raiz tanto interna quanto externamente. Ele reduz a inflamação e permite que as articulações se curem.

Problemas Respiratórios: Tanto as raízes como as folhas ajudam a aumentar o fluxo de ar e oxigênio para o corpo. Ele solta o muco nos pulmões e acalma a irritação.

Anti-Histamínico: O Levisticum officinale é um anti-histamínico natural que ajuda a combater os sintomas de alergia. A quercetina, encontrada no Levístico, interrompe a liberação de histaminas e acalma as irritações causadas pela alergia. Use o chá internamente e aplique uma decocção ou óleo para alívio externo de erupções cutâneas ou irritações.

Previne Pedras nos Rins e Ajuda nas ITUs: Para pacientes com histórico de pedras nos rins ou infecções do trato urinário, experimente o chá ou tintura de raiz de Levisticum officinale. Ele age como diurético e aumenta o fluxo de urina sem perda de eletrólitos. Essa ação de lavagem ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins.

Apoia um Ciclo Menstrual Saudável: As mulheres podem tomar o chá de Levístico um ou dois dias antes do início do fluxo menstrual. Ele alivia as cólicas e o inchaço devido à menstruação (veja também a Artemísia).

Abelha em planta de Levistico (Levisticum officinale)

Colheita

Colha as folhas antes que a planta floresça e use frescas ou seque-as para uso futuro. As raízes são colhidas de plantas com 3 anos de idade ou mais. Cave as raízes no outono ou no início da primavera.

Receitas. Chá de Levisticum officinale

Você vai precisar de uma colher de chá das folhas de Levisticum officinale secas ou uma colher de sopa de folhas frescas e uma xícara de água fervente. Despeje a água fervente sobre o Levístico e cubra para mantê-lo aquecido. Deixe o chá em infusão por 10 a 15 minutos para absorver as propriedades medicinais. Coe e beba quente várias vezes ao dia.

Outras Plantas Medicinais Poderosas

Talvez você ainda não saiba, mas no Brasil temos uma quantidade enorme de plantas com propriedades medicinais que podem te ajudar a ter muito mais saúde com menos efeitos adversos. E, em muitos casos, os efeitos são muito superiores que os medicamentos alopáticos.

E o mais incrível, é que a maioria nasce espontaneamente nas ruas, calçadas e terrenos baldios. Ainda, podem ser compradas desidratadas em lojas de produtos naturais por um preço muito menor que os remédios químicos.

Infelizmente, muito do conhecimento antigo sobre as plantas tem sido esquecido.

Eu tenho me dedicado a resgatar esse conhecimento quase esquecido mediante conversas e entrevistas com os “antigos”. Mais que isso, reviso os artigos científicos que comprovam a eficácia e a segurança no uso de cada planta.

E, recentemente, escrevi um livro com mais de 97 ervas medicinais, que juntas somam quase 600 remédios 100% naturais.

Para conhecer “A Bíblia Perdida dos Remédios Naturais, clique aqui.

Abraços

Prof. Dr. Jaime Figueiredo